quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

High tech em carros

Há pouco tempo, qualquer novidade tecnológica relacionada aos carros incluíam dispositivos como freios ABS, injeção eletrônica e, no máximo, um sistema que controla a aceleração do veículo. A expansão dos dispositivos electrónico nos últimos anos, porém, tirou a iteração entre carros e tecnologia do campo técnico para integrar funções e confortos antes renegados à sua casa.

A invasão de dispositivos tecnológicos dentro do carro parecia ser um caminho natural, tanto para auxiliar o motorista ao assumir diferentes ações como para tornar as longas horas passadas em congestionamentos mais confortáveis com novas distracções.

Fora as funções técnicas, a corrente de novidades tecnologias que tem invadido os automóveis no mercado internacional se foca em dois caminhos: a facilidade na localização e na obtenção de informações e o entretenimento do usuário durante as viagens.
A principal novidade dos chamados carros high-tech investe em ambas as categorias. Os computadores de bordo deixaram de ser um mero devaneio dos filmes e séries de ficção científica, como o Batmóvel ou a SuperMáquina e já representam uma ferramenta para ajudar os motoristas.

Filme nenhum, porém, por mais entusiasta que fosse, imaginaria as funções que um computador de bordo assumiria dentro dos veículos.

Graças à interação dos veículos com redes de alta velocidade, como wireless ou mesmo WiMax, o computador de bordo faz o papel de central tecnológica do veículo para traçar caminhos segundo notícias sobre o trânsito publicadas online, apontar a localização do veículo e mesmo, com a ajuda de pequenos dispositivos colocados pelo chassi, ajudar a estacionar o carro.

As possíveis funcionalidades disponíveis em um carro high-tech já despertaram o interesse de grandes companhias de tecnologia. A Siemens tem uma divisão chamada Vereinigte Deuta OTA (VDO) que estuda apenas sistemas de informações para veículos.

Mesmo em menor grau, a Microsoft e a Apple também já começaram a se preparar - enquanto a primeira anunciou uma versão do Windows para aplicações móveis, a empresa de Steve Jobs fechou contrato com inúmeras montadoras para acoplar adaptadores para iPods nos veículos.

Sem comentários:

Enviar um comentário